A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou nesta quarta-feira, 03, no bairro Porto D'antas, um mutirão de limpeza e educação ambiental com o foco em conscientizar a sociedade sobre a importância do trabalho em conjunto com os órgãos públicos e a comunidade.
Durante a ação foram realizados os serviços de cata-treco, cata-pneu, coleta seletiva, educação ambiental, limpeza geral, capinação, roçagem, coleta de restos de construção, limpeza dos pontos de descarte irregular, limpeza de canal e manguezal, além do cadastro de moradores que desejam aderir a coleta seletiva por agendamento.
De acordo com o responsável pela coordenadoria ambiental, Diego Leite, essas atividades têm por objetivo percorrer todos os bairros da cidade, oferecendo os serviços e conscientizando a população sobre como proceder ao perceber descartes irregulares em sua localidade e educando-os a trabalhar na promoção de um ambiente mais sustentável e limpo. Concluindo o ano de 2025 com iniciativas que visam o bem-estar dos moradores.
“No próximo ano, estenderemos a iniciativa a outros bairros, com o propósito de conscientizar a população sobre a importância de evitar o descarte inadequado, a fim de manter as vias públicas limpas e prevenir problemas futuros. Pois, observamos um número significativo de descartes irregulares, especialmente em determinados terrenos”, disse Diego.
Ao concluírem os trabalhos em cada bairro visitado, Diego Leite, conta que ao retornarem aquelas localidades onde teve a presença dos agentes com projetos voltados para essa temática, é percebido um comportamento diferente das pessoas que moram ou transitam pela comunidade. Atualmente, a empresa municipal, trabalha com 30 agentes ambientais em ações de conscientização, informação e cuidado com o meio ambiente.
Paralelamente, para o mutirão de limpeza foram disponibilizadas 14 equipes para limpeza geral (varrição e capinação), 10 roçadeiras e uma equipe para limpeza de canal.
Por PMA/Foto: Ascom Emsurb
